O que somos corresponde àquilo em que nos aplicamos a fazer
EMENTA :
Como promover a aprendizagem dos alunos e organização da escola e ao mesmo tempo aprender, desenvolver competências e desenvolver-se pessoal e profissionalmente? Como tirar proveito pessoal das práticas profissionais? Como evitar o desperdício de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional no trabalho? A palestra/ oficina analisa o papel de atitudes adotadas pelos profissionais na determinação de sua satisfação e aproveitamento no trabalho, bem como os cuidados que podem adotar para esse resultado. São analisadas condições para aprender e construir conhecimento em serviço e construir uma identidade profissional positiva.
OBJETIVOS:
A palestra/oficina será realizada com o objetivo de levar os participantes a:
- Compreender o trabalho em educação como circunstância de aprendizagem e construção do conhecimento.
- Reconhecer as atitudes que adotam e expressam no trabalho, e seus resultados, tanto em relação aos resultados de sua atuação, quanto ao próprio desenvolvimento.
- Conhecer estratégias de aproveitamento de oportunidades de aprendizagem e construção de conhecimentos em serviço.
- Analisar a forma como aplica sua inteligência em suas atividades pessoais e profissionais.
- Desenvolver hábitos e atitudes facilitadoras da aprendizagem e construção do conhecimento em serviço.
CONTEÚDO:
- O trabalho como circunstância de aprendizagem e desenvolvimento de competências.
- O desenvolvimento profissional como resultado de práticas e hábitos de construção de conhecimento em serviço.
- Estratégias e práticas de construção do conhecimento em serviço.
PÚBLICO:
Professores e gestores de escolas
PALESTRANTE HELOÍSA LÜCK:
Doutora em Educação, pela Columbia University em New York com Pós-Doutorado, pela George Washington University em Washington D.C. Diretora Educacional do CEDHAP – Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado, em Curitiba.
Atua como conferencista, docente e consultora para sistemas estaduais e municipais de ensino.
Foi consultora por 13 anos no Conselho Nacional de Secretários de Educação onde coordenou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e editorou a revista Gestão em Rede.
Foi Professora Titular da Universidade Federal do Paraná e Professora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação no Paraná, em cujas instituições ocupou vários cargos de coordenação, planejamento, avaliação e gestão.
Publicou pela Editora Vozes diversos livros reeedidatos em dezenas de vezes.
É palestrante em âmbito nacional para gestores, professores, pais e alunos.