EMENTA:
A sala de aula se constitui em um ambiente de gestão de processos sociais e de promoção de aprendizagem e formação dos alunos. Compreender a natureza desse ambiente e processos é condição para que os professores superem práticas limitadoras da qualidade de ensino que muitas vezes adotam. A palestra/oficina focaliza a atuação do professor como gestor da sala de aula, focado em seus processos e na transformação da relação professor aluno, como condição para garantir maior efetividade na aprendizagem pelos alunos.
OBJETIVOS:
Como resultado da palestra/ oficina os participantes serão capazes de:
- Reconhecer princípios de gestão da dinâmica sócio educacional na sala de aula.
- Compreender a dinâmica sócio educacional da sala de aula e o papel da interação professor aluno como facilitador e orientador da formação e aprendizagem discente.
- Reconhecer em sua atuação elementos facilitadores e dificultadores da promoção da aprendizagem e formação dos alunos.
- Adotar métodos ativos e estimulantes de mobilização do talento dos alunos e de ativação da aprendizagem.
CONTEÚDO:
- A sala de aula como espaço de gestão de processos sócio educacionais e de aprendizagem.
- A atuação do professor na determinação do que e como o aluno aprende.
- A perspectiva do professor sobre seu papel em relação ao aluno.
- Análise da relação entre a atuação docente-e discente pelo professor.
- A integração entre a atenção a métodos e procedimentos e promoção da atenção e aplicação dos alunos na dinâmica de aprendizagem.
- Atitudes e habilidades docentes mobilizadoras da atuação dos alunos com foco na aprendizagem.
PÚBLICO ALVO:
Professores, coordenadores pedagógicos, supervisores pedagógicos, diretores escolares, e demais funcionários e profissionais da escola.
PALESTRANTE HELOÍSA LÜCK
Doutora em Educação, pela Columbia University em New York com Pós-Doutorado, pela George Washington University em Washington D.C. Diretora Educacional do CEDHAP – Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado, em Curitiba.
Atua como conferencista, docente e consultora para sistemas estaduais e municipais de ensino.
Foi consultora por 13 anos no Conselho Nacional de Secretários de Educação onde coordenou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e editorou a revista Gestão em Rede.
Foi Professora Titular da Universidade Federal do Paraná e Professora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação no Paraná, em cujas instituições ocupou vários cargos de coordenação, planejamento, avaliação e gestão.
Publicou pela Editora Vozes diversos livros reeedidatos em dezenas de vezes.
É palestrante em âmbito nacional para gestores, professores, pais e alunos.