Doutora em Educação pela Universidade Columbia e pós-doutora em Pesquisa e Ensino Superior pela Universidade George Washington, ambas nos Estados Unidos, Heloísa Lück foi a palestrante convidada para o 4º Encontro dos Dirigentes Escolares da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande para tratar do tema Os desafios da Gestão Escolar. A palestra ocorreu em 14/09/2011 no espaço recém inaugurado da Secretaria Municipal de Educação Lúdio Martins Coelho.
Na palestra Heloisa pontuou sobre as ações necessárias para a prática da gestão escolar e o exercício da liderança. Segue abaixo alguns apontamentos que realizei sobre a fala da palestrante:
“Quem faz produz teoria e conhecimento.Quem produz teoria e conhecimento deve registrar, escrever o que faz . Quem faz deve observar e refletir para construir significado do que faz, explicar com fatos e generalizar.”
“A cultura da escola sempre está a serviço de algo ou alguém. São interesses corporativos que se sobrepõem a uma gestão democrática, em participação, logo sem comprometimento com a escola.”
“A cultura das concessões deve acabar, pois acaba tomando conta como direito adquirido.”
“O papel da gestão escolar é promover mudanças. Para isto, deve buscar a orientação, a postura e a metodologia adequada, monitorar e avaliar o trabalho que está sendo feito.”
“Sem avaliação não há melhora. Todos devem ser avaliados. web whois . Avaliar para orientar desempenho e observar que quando se faz determinadas coisas se tem resultados.”
“Todos devem saber no que estão avaliados. Os critérios de avaliação devem ser conhecidos e claros.”
“Um boa gestão escolar proporciona:
· Aluno tendo sucesso;
· Professores desenvolvendo competências;
· Comunidade envolvida.”
“O gestor deve garantir o aproveitamento de aula. Em 15 minutos pode ser feito muita coisa, imagina um tempo todo de aula. Uma aula deve ser organizada tal que o aluno queira participar da próxima.”
“Uma boa gestão deve pensar no que está fazendo e na influência que realiza. Deve ser proativa e não reativa. Gerir a formação continuada em serviço. Cobrar responsabilidades.”
“O gestor é o cuidador dos bens dos outros. Há um custo social para cada ação dentro da escola.”
“Se o aluno deve se tornar autônomo deve assumir responsabilidades. Autonomia desenvolve-se por competências e não notas. Competências é o desafio para vida.”
“Planejamento não é copiar o escrito do ano anterior. Planejamento é um processo mental de organização do que se vai fazer.”
“O que se tem feito muito em sala de aula são perguntas certas para respostas certas, e onde fica o trabalho com as associações mentais? Aprendizagem é construção de significados. O que esperamos com as respostas certas?”
“A escola deve ser um espaço de aprendizagem. “
“Toda escola tem conflito, se não há conflito pode não ser uma escola. Conflitos não define se a escola é boa ou ruim. Escola boa é escola que ensina e onde o aluno aprende.”
“Comunidade dentro da escola representa a condição de uma escola democrática.”
“Uma escola competente é marcada:
· Forte unidade de propósitos;
· Espírito de equipe;
· Trabalho conjunto.”
“Na escola deve haver unidade de ações. Todos devem seguir as orientações, obedecer a princípios comuns e não individuais.”
A educadora paranaense Heloísa Lück, diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap), em Curitiba, e consultora do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), no final da palestra indicou a leitura do livro “ ESCOLA SEM FRACASSO” de autoria de Willian Graser, editora Globo.