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O Portfólio: Um Instrumento de Monitoramento, Avaliação e Desenvolvimento Profissional

Heloísa Lück
O trabalho constitui-se em uma experiência orientada para produzir resultados específicos. Corresponde a uma ação intencional, que é organizada e sistematizada conforme os objetivos pretendidos. Portanto o profissional muito comumente se sente como instrumento e agente mediador entre uma condição e outra desejada. Agindo com esse sentimento, deixa de compreender que o trabalho profissional é também uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento. E dessa forma deixa de aproveitar uma excelente oportunidade de alavancar sua competência e seu desenvolvimento profissional.
De modo que o profissional possa utilizar o trabalho também como oportunidade de aprendizagem e construção de competências profissionais, alguns cuidados devem estar presentes em sua atuação:
– Agir observando o que faz e as reações que sua atuação provoca.
– Fazer registros de suas observações.
– Analisar continuamente esses registros e fazer inferências e interpretações que resultem em aprendizagens.
– Sistematizar essas aprendizagens, transformando-as em conhecimentos profissionais.
Esse processo é possível mediante a construção de um portfólio profissional.
O que é
O portfólio consiste num conjunto de documentos e registros coletados ao longo de um período de tempo, sobre práticas de desempenho, com o objetivo de sistematizar essas experiências, monitorar a evolução das práticas, visando i) avaliar seu significado e sua evolução, ii) refletir sobre seu significado mediante contínuo questionamento, iii) identificar tendências e ausências, iv) reconhecer aspectos que demandam atenção diferenciada e especial, v) depreender lições para a melhoria do desempenho profissional, vi) reconhecer a relação entre a prática e seus resultados, vii) reconhecer a evolução profissional, dentre outros aspectos.
– É uma coletânea de registros de experiências e e documentos orientadores de práticas profissionais;
– É um instrumento de avaliação (auto e hétero; individual e coletiva);
– É um repositório organizado da experiência profissional e registro evolutivo de sua história;
– É um referencial para a construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades;
– É uma estratégia de aproveitamento da experiência profissional para a construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades em serviço;
– É um instrumento de pesquisa;
– É uma estratégia de organização e sistematização do desempenho profissional;
– É um instrumento de auto-avaliação profissional;
– É uma condição para a prestação de contas sobre o próprio trabalho.
O portfólio oferece o contexto que permite aos profissionais e pessoas envolvidas nas diferentes ações e situações desenvolvidas, refletir sobre essas práticas, sobre as idéias que as sustentaram, repensar sobre os progressos alcançados e os não alcançados, estabelecer conexões de significados, de modo a produzir um novo conhecimento a partir das situações descritas e definir novos patamares de desempenho.
Quais seus objetivos
O portfólio realizado sem clareza de seus objetivos corre o risco de passar a funcionar burocraticamente e com um fim formal, como se tivesse valor em si mesmo. Torna-se apenas um repositório de registros e textos.
A fim de superar essa tendência que destrói o valor pedagógico do portfólio, é necessário que, ao envolver-se nessa prática, os responsáveis o façam tendo por objetivo, de modo geral, o acompanhamento sistemático da evolução do trabalho realizado de modo a aprender e construir conhecimentos a partir do desempenho. Especificamente tem por objetivos:
– Sistematizar o acompanhamento cotidiano das práticas profissionais.
– Apoiar processos de monitoramento e avaliação das ações.
– Analisar as condições de sucesso e os aspectos que demandam revisões.
– Apoiar processos de reflexão e estudo das práticas profissionais.
– Definir estágios mais avançados de ação.
– Aprimorar o desempenho e construir conhecimentos profissionais.
Como organizar um portfólio
O registro e a documentação de ações e intervenções constituem-se na condição básica do portfólio. Mas para que os registros e documentos sejam úteis, é necessário que alguns cuidados especiais sejam adotados.
– Adotar o hábito de registro e documentação de todas as ações, aos moldes de um diário detalhado de bordo. O princípio fundamental é o de que “se não fotografou, dançou”.
– Registrar experiências diárias do trabalho, mediante descrições das situações envolvidas, seus processos, reações provocadas, conhecimentos e habilidades empregados, seus resultados, questionamentos sobre o que deixou de funcionar e porque, análise do que funcionou e porque, etc.
– Definir um sistema de catalogação dos documentos, de acordo com sua natureza, tipo de atividade ou foco.
– Desenvolver formulários, questionários, instrumentos de coleta e sistematização de informações.
– Realizar cada registro e documentação, de modo a ter informações básicas, como por exemplo:
i) Local, data, população envolvida, agentes, objetivos, ações desenvolvidas, processos, ocorrências e idéias emergentes, observações peculiares, resultados/ decisões tomadas.
ii) Descrição detalhada das observações feitas, sem procurar estabelecer generalizações.
iii) Inserção de depoimentos de pessoas envolvidas, na linguagem tal como ocorrida.
iv) Identificação de lições aprendidas a cada evento/ registro.
v) Introdução de comentários em uma sessão especial, destacando-os da descrição dos fatos e circunstâncias observados. A linguagem avaliativa deve fazer parte da avaliação e não da descrição.
vi) Destaque de aspectos a serem tomados como base para melhoria e adoção de novas práticas.
vii) Questionamentos emergentes do processo.
– Criar uma cultura escolar que associe, de forma cíclica: ação – observação – registro –reflexão – construção de novos conhecimentos – novas práticas.
– Treinar o olhar e a atenção para ser um bom observador, pois sem boas observações não há bons registros.
Qual deve ser o conteúdo do portfólio
O portfólio do profissional deve focar os processos críticos, os recorrentes, os emergentes, os interativos, expressos em relação a todos os segmentos e áreas de atuação profissional, destacando os seus objetivos, as estratégias e métodos de atuação, os processos que ocorreram, as circunstâncias diferentes e inesperadas, as reações de pessoas e depoimentos expressões, os resultados obtidos, etc.
Quanto mais completa e amplamente forem explorados e descritos os conteúdos, mais se poderá aprender sobre e a partir deles.
Como montar um portfólio
Para montar o portfólio das ações profissionais é necessário desenvolver certos hábitos e habilidades:
– Criar as oportunidades de observação de processos e ações nos mais diversos ambientes e circunstanciais, sobretudo os relacionados à aprendizagem dos alunos pela atuação dos profissionais da escola.
– Saber ouvir e ser bom observador livre de pré-julgamentos.
– Fazer descrições objetivas, claras e simples, com base nas observações.
– Suspender o julgamento enquanto observa.
Como utilizar o portfólio
O portfólio em si não tem grande valor, a não ser o da documentação. Embora o esforço em coletar os dados e informações promova alguma oportunidade de reflexão em quem o faz, é, no entanto, no processo de estudo e reflexão do conjunto dos documentos coletados e produzidos que se obtém o melhor proveito.
Cada profissional deve produzir o seu portfólio de desenvolvimento profissional, como um instrumento de capacitação em serviço e fazê-lo de forma compartilhada com seus colegas, de modo que todos se tornem sujeitos ativos: i) no desenvolvimento escolar pelo desenvolvimento de suas competências; ii) na construção de conhecimentos sobre os processos educacionais e sua relação com os resultados de aprendizagem; iii) na melhoria de seu próprio desempenho, como resultado de capacitação contínua em serviço.
Vantagens de se adotar a prática de elaboração de portfólio profissional
Depreende-se que as vantagens de se adotar a prática de elaboração de portfólio profissional são muitas e bem objetivas:
– Desenvolve habilidades de observação analítica, atenção, sensibilidade a reação dos outros.
– Desenvolve habilidades de registro e escrita objetiva.
– Desenvolve habilidades de análise e interpretação a partir de evidências, em superação à tendência de emissão de opiniões a partir de impressões.
– Documenta evidências.
– Facilita a redação de relatórios de trabalho.
– Permite compreender a evolução do trabalho e do desenvolvimento profissional.
– Facilita o questionamento objetivo da relação entre ações e seus resultados, tendo como foco o desempenho profissional.
– Possibilita a transformação da escola em comunidade de aprendizagem, pela sua adoção por seus profissionais.
A elaboração de plano de desenvolvimento de competências
Faz parte do desenvolvimento profissional a adoção de uma orientação propositiva de competências cujo desenvolvimento é necessário, a fim de que os desafios do trabalho educacional sejam melhor assumidos. Dessa forma, é importante propor objetivos de desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) específicas e objetivas, em um plano simples de ação cotidiana. Sugere-se a adoção do quadro abaixo para o seu monitoramento diário, em um curto espaço de tempo (por exemplo, uma semana, 15 dias). Ver um exemplo:

OBJETIVOS MARCAÇÃO DA SUA REALIZAÇÃO EM CADA DIA
Ouvir com atenção meus interlocutores
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A AÇÃO SEM REGISTRO E SEM ANÁLISE DEIXA DE TER VALOR PEDAGÓGICO

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